FOTOGRAFIA, série reverso. o nome é provisório. procuro um nome. enquanto ele não vem, vasculho gavetas, vejo imagens, frente e verso.
terça-feira, 29 de julho de 2014
FOTOGRAFIA
FOTOGRAFIA. No corpo da tarde. Reverso. ando pensando no titulo, acho que que tá chegando. Mirza Sanchez, Roberto Burura, Bernardo Teshima, Jana Bento Vilvock, Neyder Fernando Lima, Leo Brizola e todos que curtiram, valeu a apreciação. até amanha.
FOTOGRAFIA DE FOTOGRAFIA
FOTOGRAFIA DE FOTOGRAFIA, fotografias montadas, ainda não tenho um nome para esta série de trabalhos, aceito sugestões. Mirza Sanchez, Bernardo Teshima, Sandra Diniz , Luciana Dal Ri, Marcos Rizolli, Obrigado, valeu comentar!
FOTOGRAFIA de corte e fotografia montagem
FOTOGRAFIA de corte e fotografia montagem.Revejo minha fotografia. O olhar antes bressoniano, voltado para o instante "decisivo", o enquadramento cheio, a não manipulação da imagem nem recorte, volta agora para o corte, este decisivo ou melo menos incisivo e a montagem. Trago alguns exemplos para vocês, abrindo as portas para estas series que estão saindo da gaveta. Mirza Sanchez, como havia prometido, Flavio Gil,Sandra Diniz, Regina Menezes, Soraia Carvalho, Paolo Ridolfi, Elyeser Szturm, Patricia Assumpção, Marcelo Kraiser, Marcelo Silveira, Marcel Fernandes, Bernardo Teshima e todos aqui. abc.
ESTUDO PARA RETRATO DE VINICIUS
Cumprindo o compromisso de realizar o retrato de Vinicius de Morais, o poetinha, brinco com a aquarela e tento chegar a uma imagem desse poeta querido da literatura brasileira. Diferente de fazer um retrato ao vivo, desafio presente, ato de estar com o outro e de certa forma construir juntos uma imagem, o desenho a partir da fotografia é um caminho com menos risco, mas também cheio de possibilidades.Essas duas pequenas aquarelas tem investidas bem diferentes, na primeira trabalho quase como pintor, por dentro, lançando cores, embora tenha sido econômico, deixando predominar o laranja 'amarronzado', na segunda, trabalho sobre uma pequena mancha já existente, começo por fora, tento estruturar o desenho com linhas estruturais, assegurando as proporções e buscando antes de tudo a semelhança com o retratado. Um dos meios para garantir isso, neste caso é utilizar menos cores. Ambas as imagens foram trabalhadas diretamente com pincel, sem esboçar com lápis antes. Foi uma boa aventura. Desenho errando e fico aqui deixando o pensamento fluir como desenho simplesmente para conversar com vocês: Pedro Bello, Sebastião Pedrosa,Mercia Preto, Otoni Moreira de Mesquita, Julio Tigre TigreEdson MachadoLu Pesente, Victor BorsoiGlayson Arcanjo, Sandra Diniz, Sara Bittencourt Marcucci (publique os seus desenhos dos jogos da copa, inclusive os feitos aqui em Vitoria em nosso encontro, gostaria de ver), Geovana Chrystêllo,Lara Brotas, Lara Felipe, Lara Milbratz Ferreira, Lara Carlini, Sandra MakowieckyElyeser Szturm e quem mais curtir um abraço.
Brasil e Alemanha
COPA. Brasil e Alemanha, desta vez desenhando Em um restaurante da Praia do Canto, Recanto da roça.O jogo começa com promessas e ufanismo. Alemanha faz 1, 2, 3, a zero e castelo começa desmoronar.Por fim, a mesa balança e nanquim sobre o desenho. Mas afinal vamos continuar a desenhar.
COPA. Não sou de falar de futebol, mas...
COPA. Não sou de falar de futebol, mas as vezes escuto admirado os comentaristas falarem com tanta lógica e retórica que penso haver uma filosofia do futebol. Resolvi assistir aos jogos do Brasil na copa desenhando e fotografando, seria um filosofia? Quando nada uma política, uma maneira de ver o futebol sem me esquecer dos gastos absurdos, dos abusos por trás deste evento. Rua Sete centro de Vitória, Brasil x Colombia.
Desenhando no Centro
Devido aos desmandos correntes na organização da copa no Brasil, disse aos amigos e postei aqui que não iria assistir nenhum dos jogos, que ao invés disso iria trabalhar na rua, fotografando e desenhando as pessoas, estou fazendo isso e encontrando pessoas legais no centro da cidade. Desenho: nanquim sobre papel). Mas, preciso dizer que não estou sozinho,Julio Tigre Tigre, topou a parada e volta e meia temos convidados Mário Margotto, já esteve lá e Jessica Pesse, já confirmou presença para o proximo jogo. O Convite é aberto moçada, quem quiser é só trazer caderno e caneta e nos encontramos lá nesta sexta. Um abraço!
UM ENCONTRO em uma mesa de bar na rua Sete
UM ENCONTRO em uma mesa de bar na rua Sete, centro de Vitória - ES, virou uma tarde de desenho no dia seguinte. Lincoln Guimarães e eu, havíamos saído do ateliê de Polliana Dalla Barba , tomávamos uma cerveja, quando chega Julio Tigre Tigre, falamos de desenho, de desejo, do que nos faz pular. Então marcamos de sair para desenhar durante os jogos da copa. Começamos por uma tarde em meu ateliê. Nós mesmos nos colocamos como modelos. Modelos inquietos, música, café e aquarela. Primeiro, retrato de Lincoln, sobre uma pequena aquarela onde havia um desenho de uma xícara (da série diário de viagem). Dois tempos, desenho sobre desenho, como dá serie de pintura sobre pintura. Como o modelo se movimentava me senti menos compromissado com a semelhança retratistica e mais voltado para a relação das cores. Sempre fica algum traço, sempre acredito que ficará parecido. Depois brinco com as cores passeando o olhar pela sala. Volto ao retrato, desta vez com nanquim e bico de pena em meu diário de ateliê, um caderno onde sempre retrato pessoas que me visitam. Acabei fazendo uma colagem, consegui assegurar a aparência do modelo e um conjunto de linhas e aguadas dinâmicas que funcionaram. No último desenho, como o modelo se movimentava, olhando para mim e para o desenho, resolvi desenhar este movimento. A coisa se complicou e ficou assim. "Assim" é a expressão do fracasso, mas não tirou o brilho do encontro. Como diz Feyerabend "o único princípio que não inibe o progresso é: tudo vale" Isso demonstra bem o universo de possibilidades do trabalho criativo e as implicações de se lidar com o intermitente, com o que não se controla. Quando estamos livres da perda, tudo que fazemos é um valor. Mas ainda voltarei a este desenho. Abraço a todos, Bom dia.
Assinar:
Postagens (Atom)