CONVITE -Lançamento de livro - A INVENÇÃO DA PAISAGEM: AMAZÔNIA e partida do projeto de Exposição itinerante da SECULT “Viajamos para viver”
DATA: 14/09 (DOMINGO) à partir das 15:00hs (até à noite)
LOCAL: atelier do Artista - Endereço: Rua Padre Antonio Ribeiro Pinto, 38 apto. 107-B, Praia do Suá. (Referência: é a rua do supermercado Extra Bom, no cruzamento da Av. Cesar Hilal com Leitão da Silva).
LOCAL: atelier do Artista - Endereço: Rua Padre Antonio Ribeiro Pinto, 38 apto. 107-B, Praia do Suá. (Referência: é a rua do supermercado Extra Bom, no cruzamento da Av. Cesar Hilal com Leitão da Silva).
Mais um livro no prelo, mais uma aventura verbo visual para, como anotou Darci Ribeiro falar comigo mesmo e falar com você que me lê. Nunca havia desenhado paisagem, mas assim que tracei as primeiras linhas, a paisagem é que começou a se desenhar. Depois de duas viagens à Manaus, a vontade de penetrar a Floresta Amazônica me levou a encarar esse tema: paisagem. Precisava de uma justificativa projetual, peguei carona na trilha dos artistas viajantes, escrevi à Marinha Brasileira e, assim me embarquei no Navio Hospital Carlos Chagas (NASH) com o propósito desenhar “os diversos cenários amazônicos. Como alguém que nunca havia desenhado paisagem poderia responder a esse desafio? Antes que alguém me apresente uma resposta de bolso (ou de orelha de livro), como artista, respondo à queima roupa: Desenhando. De Manaus à Porto Velho, treze dias navegando pelos Rios Negro e Madeira, grafite, papel e aquarela nas mãos; uma disciplina militar, um cenário grandioso, mas sobretudo a disponibilidade para ver, descobrir, se encantar. Abandonei a literatura e tratei de ver e estar na paisagem. Abandonei também a ideia de fazer arte. Assim, me vi tateando, escrevendo como quem desenha e desenhando como quem escreve. O resultado é uma série desenhos aquarelas e fotografias que fazem esta nova publicação: A INVENÇÃO DA PAISAGEM: AMAZONIA. O livro faz parte do projeto “Viajamos para viver” vencedor do edital de exposição itinerante da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que seguirá, à partir de 18 de setembro até fevereiro de 2015 pelas cidades de Ibiraçu, Santa Teresa, Viana, Cachoeiro de Itapemerim e Santa Maria de Jetibá. O livro é gratuito, as pessoas interessadas que não puderem comparecer ao lançamento poderão recebe-lo pelos correios, é só entrar em contato. ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário