segunda-feira, 27 de julho de 2015

1º ENCONTRO

'No meio do caminho' e lá se vão seis meses, desde primeiro de janeiro deste ano, quando, iniciei o projeto projeto "Um ano desenhado" (um desenho por dia), e, convidei, via face, os desenhistas e interessados em participarem comigo desta a aventura.
A ideia é praticar o desenho como exercício diário de observaçao, de descoberta, de pesquisa e, sobretudo, como atitude artística e de expressão ou, como uma espécie de meditação, de existência/rexistencia em meio a tanta correria e violência. Na sequência passamos a publicar diariamente ou semanalmente os desenhos produzidos como forma de grupo ou criação social. Criamos a página 'Um ano desenhado' onde os desenhistas podem postar seus desenhos diários e comentários. Vários desenhistas postaram, uns com mais frequência outros com menos.
Depois de seis meses de andamento só faltava nos encontrarmos para nos conhecermos, mostrar os desenhos realizados e falar dos processos. Este encontro, denominado "no meio do caminho" aconteceu ontem dia 24 de Julho, em meu atelier. Vários desenhistas e amigos de outros estados escreveram comentários entusiasticos sobre essa ideia.
Romelho Contreiro Carla Viviane Roncarati Iraci Salla Batista Gabriel Caetano, um garoto de 17 anos que desenha co voa energia e eu, pouca gente, mas muitos, muitos desenhos! Então, mesmo passando rapidamente, dedicamos o final da tarde e o início da noite a olhar centenas e centenas de desenhos, a nos defrontar com esses seis meses imagens gráficas e as questões que elas colocam: que linha artistica seguir, como construir uma poética? Que elementos de sentido esse desenhar todos dias trás para nós? Notei que no trabalho de todos, aparecem diversas indicações de possíveis vias que podem ser desenvolvidas, como poéticas, como programas. Fizemos um momento de bate-papo e eu comentei isso a partir dos desenhos mostrados. Foi um boa conversa, compartilhamos inquietações e alegria, agora, cinco meses e uma semana nos esperam!
A noite chegou e nos convidou a retornar para Casa. Lá vamos nós para o segundo semestre desta aventura de desenho. Ela não é fácil, mas quem interrompeu e quiser recomeçar ou, quem quiser experimentar estes últimos meses de "um ano desenhado" a página está aberta; no final do ano vamos de novo nos encontrar e de novo vai se um barato falar "oi mostra aí pra gente seu ( ou seus) caderno (s) de desenho?"
Como serão muitos desenhos aceito sugestão e ajuda para pensarmos em como nos encontrar e como mostrar/tudo isso no final da etapa. Fico por aqui, aos que me acompanharam neste texto, meu abraço. É isso aí gente, boa, boa semana para todos!
Ah, como não fotografei todos os trabalhos deixo aqui somente algumas poucas imagens. Visitem a páginas um ano ano desenhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário