sábado, 26 de setembro de 2015

UM ANO DESENHADO

Aqui estou eu com mais um texto longo demais par Facebook, mas se você tiver tempo vamos falar de Desenho outras intoxicações. Acordo 1:00h da madrugada e fico zumbizando na sala. Aproveito para fazer o desenho do dia, será que o sono vem? Acho q daria mais sono estudar ingles, mas não acho o livro, assim um Desenho um pouco desengonçado para dormir, já ouvi vários artistas dizerem que fã isso. Será que funciona? Bem qualquer coisa feita horas a fio na madrugada acaba levando o sujeito pra cama.
EM Janeiro, quando iniciamos este projeto de fazer um Desenho por dia durante o ano de 2015 dizíamos 'trezentos e tantos desenhos nos esperam', agora quando leio uma postagem de um dos participantes que diz faltar menos de cem dias para chegarmos ao final, sou surpreendido pelo tempo, mas não tenho ainda a impressão de chegada. E explico, nesta via, cem dias se parecem com trezentos. Tenho impressão de estarmos desenhando o tempo e que o tempo é enorme e que nós somos breves. O ponto de chegada se confundirà com o ponto do começo, o finito com o infinito , aí? Aí mistérios hão de ficar por aí, como diz o Caetano Veloso.
MInha mulher se levanta e me chama para cama, arre fazer o que na cama, sei que nao vou consegui dormir, narinas obstruidas, ansiedade e vai por aí? Fazer amor podia ser uma boa, mas seria remedio?. Nos meus anos jovens Esta Seria via, gastava esta pulsão até me cansar, suar, gritar como um leão, agora temos o rivotril, que algumas pessoas chamam de sossega Leão.
Antes de ir para cama lembro que meu amigo e jornalista Joca outro dia me fez uma pequena entrevista em conversa de atelier. Eu ate quis 'responder' algumas de suas questões por aqui, mas acabei não conseguindo. Lembro"- dele ter me perguntado o que eu esperava deste projeto. Vou dormir por volta de 3:00h pensando na resposta que dei na ocasião
Acordei por volta das 8:30, meio zonzo, talvez pelo efeito do remédio, e sem ânimo.Parece que foi um sono de corpo, não de alma. Por isso decido nadar, uma vontade que vem se estendendo ha semanas, visto roupa de banho e Levo também roupa social porque tenho consulta com otorrino justamente para verificar meu problema do sono, as 11:15. Água cristalina. Uma braçada depois da outra,! Respiração 3/1 deslizo na água com prazer! Porque mão faço isso mais? Poderia Ter mais sono, mais ânimo, mais prazer como este.,,,
Ao final dA tarde, queria pintar uma tela grande, me lambubzar de tinta e dançar pintado, mas como? Parece que estou me contendo para quando o carnaval chegar. Respondi ao meu amigo algo assim: (lembram da pergunta do que eu esperava do projeto?) esperava ter realizado um bom trabalho de desenho e isso perpassava três pontos 1- o desenho si mesmo, nessa tantas páginas desenhadas, esperava verificar alguns esteticamente interessantes 2- ter um registro de desenho, diário ao mesmo tempo caderno de notas, e de descoberta de formas, de ideias que eu poderia explorar, desenvolver como poetica visual depois e, por ultimo, 3 - visto que várias pessoas aceitaram este desafio desenhando com teimosia, tropeço, desistência, recomeço, etc., esperava ter estimulado e contribuído um pouco, para o incremento do desenho, da observação, da prática artística diária da perceção e mesmo construção do dia a dia como possibilidade estética. Esperava também ter criado uma pequena comunidade afinada com o desenho, para não ficarmos tão sozinhos e pudessemos pensar desdobramentos.
Final da tarde recebi dois alunos para aula particulAr, dei orientações e desenhamos juntos, assim terminamos o dia. Vou para Casa caminhando. O vento na Ponte Ayrton Sena passa por mim como linhas e massas e me abraça. A escuridão da água é bela e asustdora, cheia de pontos e linhas brilhantes. A escuridão também desenha. Boa noite, bom dia!










Nenhum comentário:

Postar um comentário