sábado, 20 de junho de 2015

PESQUISA COLABORATIVA EM ARTES 3 - GALERIAS

Dedicamos a tarde toda a visitar galerias, começando pelo New Museum, onde vimos a interessante exposição de pintura de Albert Oehlen. Na sequência vários outros artistas e, em cada galeria, um pequeno impresso com informações, Mas logo, eram tantos impressos que eu mal podia guardar. E andamos somente algumas quadras em East Village, Manhattan; amanhã será Chelsea, Whitney Museum...etc. É um número soberbo de galerias e espaços culturais em Nova York isso entusiasma e angustia. Como estar aqui? Qual é o meu lugar? Lembro me de Fernando Pessoa no poema a tabacaria.,. " eu quero ser tanta coisa que não há lugar para tanto" É interessante ver tudo isso, esse é o meio artístico difundido em nossa cultura, o problema é acabar pensando que a arte que vale é somente a que rola por aqui. Galerias mercado, museus, revistas... A potência econômica, política, Cultural e artística dos Estados Unidos é tamanha que não dá para competir com os mesmos instrumentos: galerias - mercado - museus etc... Podemos criar arte para e com os nossos amigos, para e com os nossos filhos e familiares, para e com a nossa Rua, a nossa casa, nossos alunos, etc... É bom saber dessas não vias mercadológicas e, perceber que elas ultrapassam o mercado, s publicidade, os egos...
MAS eu queria falar dos trabalhos interessantes que vi como os de Doris Salcedo, José Berthot, Andrew Forge, Huma Bhabha... Acabei falando dessa situação.,, bem, talvez não tenha na a ver, mas este é o meu sentimento diante disso tudo.
À noite estamos cansados e cheio de coisas para contar. Falamos de arte e tomamos vinho. Jill vai para Casa de campo este final de semana então me oferece seu apartamento p ficar o final de semana. Um gesto generoso que se conecta muito bem com a Cultura brasileira. É um presente, uma grande arte. No apartamento conheço o marido dela - David, psicanalista importante, organizador e editor do jornal Division Review. Eu pensava q a conversa com ele seria difícil, mas não, falamos de arte, de viagens de literatura e o papo flui, a ponto de pensarmos um trabalho colaborativo com desenho no jornal dele, o Division...curto a ideia, Fico com esse desafio, um desafio interessante que vou responder desenhando. Fico também por aqui; Boa noite!
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário